Celso Henriques

Forum: Área Técnica - Treinadores/Jogadores - Público
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Acções técnico-tácticas individuais do GR - Defensivas

Ir em baixo 
AutorMensagem
admin
Admin


Mensagens : 45
Data de inscrição : 16/10/2009
Idade : 43
Localização : Vilar de Andorinho - V.N.Gaia

MensagemAssunto: Acções técnico-tácticas individuais do GR - Defensivas   Sex Out 16 2009, 21:15

Quando se fala das acções técnico-tácticas dos GR, por vezes ignoramos suas características individuais, pois estas estão interligadas. Se analisarmos, numa finalização que o GR tem de efectuar uma defesa baixa, facilmente reparamos que nem todos os GR agem da mesma forma e podemos constatar que alguns GR efectuam uma defesa com os pés e outros com as mãos. Então faço uma pergunta: Qual é a posição mais correcta? E a minha resposta como treinador é: a posição em que o GR se sente mais á vontade, porque o objectivo é a bola não entrar na baliza.

Acções técnico-tácticas individuais:

Defensivas

Posição Básica.

- Deverá ser uma posição que permita intervir rapidamente quando necessário. Mesmo quando a bola se encontra afastada da área de intervenção do GR, este deverá sempre estar o máximo concentrado e preparado para intervir. O tronco deverá estar ligeiramente inclinado à frente, os membros inferiores semi-flectidos, a cabeça na posição normal de forma a alcançar um campo visual máximo e os membros superiores deverão estar, não ao longo do corpo, mas sim numa posição mais elevada, de forma a intervir rapidamente nas bolas altas, caso necessário.

Colocação e orientação na baliza

- O GR deverá sempre "assustar e intimidar" os adversários na forma como se coloca.
Um GR que tenha uma boa colocação e orientação na baliza, evita esforços e defesas desnecessárias, tornando-se muito eficaz. Em termos teóricos a colocação do GR é sempre em função da bola, ou seja, o GR deverá colocar-se na bissectriz do ângulo que forma a bola com os postes da baliza. Pontualmente vemos que tal não se verifica em determinadas situações.
O GR por vezes tenta enganar os adversários deixando livre um determinado espaço da baliza, em situações de inferioridade numérica, este aspecto constata-se muitas vezes.

Deslocamentos

- Torna-se fundamental que um GR de Futsal seja extremamente rápido nos seus deslocamentos. No entanto, nunca poderá perder o equilíbrio, prejudicando uma posição básica correcta para intervir. Um GR apenas conseguirá salvaguardar este aspecto se nos deslocamentos, executar passos pequenos, extremamente rápidos, evitando cruzar os apoios, e mantendo sempre o enquadramento com a baliza.

Saídas

- A capacidade de decisão torna-se fundamental, quando é necessário afastar-se do seu "templo sagrado", que tem que defender cautelosamente. Quando o GR optar por sair da baliza nunca deve hesitar, pois isso torna-se-á fatal. Numa saída de baliza, ao aproximar do portador da bola, o GR está a diminuir o ângulo da abertura da baliza do adversário, tendo em atenção se esta saída for nas laterais, tem que haver uma preocupação em defender o poste do mesmo lado.
É sempre uma decisão arriscada sair da baliza, e o GR deverá ser extremamente inteligente para o fazer de uma forma segura e correcta.

Celso Henriques
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://celso-henriques.forumeiros.com
 
Acções técnico-tácticas individuais do GR - Defensivas
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Celso Henriques :: Area Publica :: Artigos Técnicos :: Treino de GR-
Ir para: