Celso Henriques

Forum: Área Técnica - Treinadores/Jogadores - Público
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Gestão do treino de guarda-redes

Ir em baixo 
AutorMensagem
admin
Admin


Mensagens : 45
Data de inscrição : 16/10/2009
Idade : 44
Localização : Vilar de Andorinho - V.N.Gaia

MensagemAssunto: Gestão do treino de guarda-redes   Sex Out 16 2009, 21:11

Planeamento a longo prazo

Ao estabelecer um plano de preparação para o guarda-redes, deveremos ter em conta uma série de aspectos, tais como:

1. Análise da situação anterior (características dos guarda-redes, dificuldades, etc.).
2. Definição dos modelos maximais (principais características de um bom guarda-redes).
3. Caracterizar cada guarda-redes e o grupo respectivo.
4. Definir objectivos individuais de preparação (em função do grupo de guarda-redes do clube).
5. Definir objectivos individuais de preparação (em função das características individuais de cada guarda-redes).

Após estes passos será fundamental a escolha de estratégicas adequadas para concretizar e alcançar os objectivos a que nos propomos no trabalho com os nossos guarda-redes.

Unidade de treino

-Parte inicial
-Parte principal
-Parte final

Momento aconselhável para o treino de guarda-redes

Em função das qualidades exigidas a um guarda-redes, julgamos que para o trabalho ter êxito deverá ser feito essencialmente na parte inicial do treino. Se os objectivos do treino visam essencialmente qualidades técnicas e tácticas que exigem esforços físicos elevados ao nível da velocidade ou potência, a parte inicial do treino será a mais aconselhável. Dentro de uma perspectiva que a parte principal do treino estará definida para trabalhar situações técnico-tácticas da equipa na globalidade. Muitas são as situações em que o trabalho especifico de guarda-redes é realizado na parte final do treino. No entanto temos que ter consciência, que esta situação, justifica-se para trabalhar essencialmente ao nível da resistência de força e de velocidade.
Verifica-se muitas vezes na parte final de um treino (onde os objectivos foram essencialmente o trabalho de finalização) que o guarda-redes se encontra já num estado de fadiga considerável. Assim sendo, a capacidade de concentração, a velocidade de execução e a potência com que se realizam os exercícios já não se encontram ao melhor nível.

Recursos humanos existentes

Se acrescentarmos o facto de inúmeros clubes não possuírem treinador de guarda-redes, torna-se por vezes difícil realizarmos este tipo de trabalho. Para facilitar a gestão do treino, muitas vezes é fácil durante a parte inicial do treino, a activação geral, organizamos formas jogadas de aquecimento, que nos libertam para durante alguns minutos trabalhar especificamente com os guarda-redes, mesmo que não haja colaboradores para nos auxiliar e dividir o trabalho. Muitas vezes durante a parte principal do treino, em que o trabalho é dirigido para toda a equipa. Ligeiras adaptações dos exercícios, permite-nos trabalhar mais especificamente, algumas situações com os guarda-redes, de forma a alcançar determinados objectivos específicos.

Plano de preparação psicológica

Já referi em artigos anteriores a responsabilidade, a consequência nefasta que um erro do guarda-redes pode provocar, e as poucas aspirações que um guarda-redes pode atingir num jogo, pois se teve uma excelente actuação num jogo, não foi mais que a sua obrigação. Apesar de todas as implicações psicológicas que daqui advêm poucas vezes estes aspectos vem contemplados nos nossos planeamentos, poucas vezes definimos objectivos psicológicos sejam contemplados. Como definimos e organizamos estratégicas para melhorar gestos técnicos dos nossos guarda-redes, o mesmo deverá ser feito em termos de objectivos psicológicos. Será fundamental para melhorar a qualidade destes atletas com funções imensamente específicas e com responsabilidades tão elevadas.

Celso Henriques
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://celso-henriques.forumeiros.com
 
Gestão do treino de guarda-redes
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Material sobre jogos corporativos e gestão de conflitos
» Max's Tactical Guide(guia de tácticas)
» Que Equipas ou Equipa vais querer treinar no FM15?Qual o teu 1ºSave?E que tipo de Treinador vais ser,Tracksuit or Tactical?
» BATMAN ARKHAM ASYLUM # 02 - O GUARDA BÊBADO + MENSAGEM DE FIM DE ANO
» [FM 2010]Treino 5 estrelas

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Celso Henriques :: Area Publica :: Artigos Técnicos :: Treino de GR-
Ir para: