Celso Henriques

Forum: Área Técnica - Treinadores/Jogadores - Público
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Aspectos psicológicos do guarda-redes

Ir em baixo 
AutorMensagem
admin
Admin


Mensagens : 45
Data de inscrição : 16/10/2009
Idade : 43
Localização : Vilar de Andorinho - V.N.Gaia

MensagemAssunto: Aspectos psicológicos do guarda-redes   Sex Out 16 2009, 21:08

Um guarda-redes vive a frustração de quem perde um jogo, mas não contribui directamente para a vitória, o que significa que é, além de todas as qualidades reconhecidas (valor, decisão, excelentes reacções psicomotrizes), também bastante dotado no plano do equilíbrio emotivo e da segurança em si mesmo".
(José Biurrún e Roberto Romeno)

* Recursos intelectuais
O guarda-redes é o jogador que enfrenta mais situações/problema em maior numero de ocasiões. Por sua vez estas assumem um grau de responsabilidade muito grande, pois qualquer desacerto torna-se fatal.
O tempo que dispõe para decidir é curtíssimo, e a necessidade de ter sempre soluções adequadas aos problemas que o jogo coloca é fundamental. Torna-se imprescindível que o guarda-redes esteja dotado de excelentes recursos intelectuais, de modo a responder adequadamente às variadíssimas situações que um jogo coloca.

* Estabilidade emocional
No jogo de futsal a probabilidade do guarda-redes sofrer um golo é grande. o que impõe que este tenha uma auto-estima muito forte e uma grande confiança em si mesmo. Manter-se sempre concentrado e controlado independentemente da intensidade do jogo. Após situações de grande intensidade, o guarda-redes terá que voltar a estar concentrado e calmo o mais depressa possível.celso-imagem1.jpg

* Tolerância perante a frustração
No desporto em geral, por muitas qualidades e excelentes praticantes que sejamos, estamos sempre sujeitos a não alcançar os nossos objectivos e a sentiríamos frustrados. No futsal, e em relação aos objectivos específicos de um guarda-redes durante um jogo, este estará muitas vezes sujeito a sofrer golos por vezes sem culpa, a realizar grandes exibições e estas não serem suficientes para alcançar a vitória. Também se poderá verificar que um erro do guarda-redes seja responsável pela derrota, pois os seus erros estarão mais perto de se converterem em desastres para a equipa. No entanto terá que haver uma tolerância razoável perante a frustração, só assim será possível reagir a uma situação desagradável, ao fracasso, visto que posteriormente poderá suceder que o guarda-redes frustrado seja confrontado com uma situação para resolver, extremamente importante para a equipa, e aí terá que estar no pleno das suas capacidades.

* Liderança
O guarda-redes assume uma posição privilegiada tanto no jogo ofensivo como no jogo defensivo. Neste caso assume a maior responsabilidade.
Ele assume a direcção de muitas tarefas da equipa, assim como coordena muitos dos processos da equipa durante o jogo. É de uma forma natural que o guarda-redes se assume como líder da equipa, no entanto esta responsabilidade acrescida, terá que ser condimentada com todas as qualidades anteriormente descritas. O guarda-redes terá que ser respeitado e considerado líder pelos colegas."

Celso Henriques
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://celso-henriques.forumeiros.com
 
Aspectos psicológicos do guarda-redes
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Celso Henriques :: Area Publica :: Artigos Técnicos :: Treino de GR-
Ir para: